Teses & Dissertações

Teses defendidas

Aline Suelen Pires. Fábricas recuperadas e os trabalhadores: a autogestão entre a teoria e a prática. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Attila Magno e Silva Barbosa. Mudanças organizacionais e diferenciação social: os trabalhadores da indústria do alumínio primário paraense. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Breilla Zanon. Não era amor, era cilada: startups, coworkings e a mobilização do desejo pelo mundo do trabalho. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Denise Fernandes Britto. Trabalho e cultura organizacional no discurso da mídia: uma análise da revista Você S/A. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Daniel Perticarrari. “Foi com o trabalho que me tornei homem”: trabalho, gênero e geração.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Edvaldo Carvalho Alves. Ciências Sociais e secularização: um estudo sobre a trajetória de vida religiosa de profissionais formados em ciências sociais na Paraíba.. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Felipe Rangel Martins. A empresarização do comércio popular em São Paulo: trabalho, empreendedorismo e formalização excludente. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Fernanda Flávia Cockell Silva. Da enxada à pá de pedreiro: trajetórias de vulnerabilidade social. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Fernando Ramalho Martins. Entre rupturas e continuidades: um estudo sobre re-significação do emprego público bancário em um banco publico federal.. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos.
Marcos Lázaro Prado. Usinas, colônias e famílias: trajetórias de trabalhadores em uma usina de açucar (1960-1990).. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos.
Maria Bernadete Reis Maia. Pescadoras de Barreirinha (AM): conquistando direitos e resignando mitos. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.

Dissertações defendidas

Aline Suelen Pires. Autogestão, Economia Solidária e Gênero: as trabalhadoras de cooperativas incubadas na cidade de São Carlos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Alyson Thiago Almeida Ramos. Mulheres trabalhadoras em empreendimentos de economia solidária no norte mineiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Amanda Coelho Martins. Criatividade, autonomia e precariedade: o trabalho dos profissionais em tecnologia da informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Ana Paula Carletto Mondadore. A opção cooperativa: os trabalhadores frente à (falta de) alternativas de ocupação e renda. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Ângelo Martins Junior. De Cleaner a Waiter: trajetórias de trabalhadores brasileiros em Londres. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Daniela Ribeiro de Oliveira. Os trabalhadores da indústria do software: flexíveis e precários ?. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Daniele de Jesus Oliveira. Arauto do reino de Deus, militantes na terra: a atuação dos operários evangélicos no Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Felipe Rangel Martins. O trabalho informal no comércio popular: ressignificando práticas na nova cultura do trabalho. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Gláucia Aparecida da Silva. “A ideia é o valor mais importante do Design”: trabalho criativo no Design Gráfico. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Juliana de Sousa. As mulheres trabalhadoras em luta pelos espaços de poder no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Marcos Roberto Mariano Pina. Empreendedores da cena noturna: uma análise do trabalho de Promoters de eventos artístico-musicais na cidade de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Silvio Matheus Alves dos Santos. O trabalho flexível no comércio varejista: multifuncionalidade e precarização. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Raquel Duaibs Aguiar Lorente. Movimento sindical e fábricas cooperativas: experiências no ABC paulista. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Sarah Celestini. Mulher no volante, perigo constante? Um estudo sobre trabalhadoras no transporte coletivo por ônibus no interior paulista. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.