Pesquisadores Associados

Jacob Carlos Lima

Coordenador

É graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1979), Mestre em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Doutor em em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992), com Pós-doutorado no Department of Urban Studies and Development do Massachusetts Institute of Technology (EUA-2001). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba(1982-2004), e atualmente é Professor Titular no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador da Área de Sociologia na CAPES (2011-2014) e integra desde 2016 o Comitê de Assessoramento da área de Ciências Sociais-Sociologia do CNPq. Atua em pesquisas nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica, destacando-se as seguintes temáticas: reestruturação produtiva, reespacialização da produção; trabalho flexível; trabalho informal; empreendedorismo; redes sociais e mercados de trabalho urbanos; trabalho informacional; cooperativas de trabalho e economia solidária; culturas do trabalho e mobilidades.

Aline Suelen Pires

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Sociologia pela UFSCar, mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. É participante do Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidade Social, na Universidade Federal de São Carlos e do grupo Contradições do Trabalho no Brasil Atual: formalização, precariedade, terceirização e regulação, na Universidade de Campinas. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia do Trabalho, com destaque para os seguintes temas: flexibilização do trabalho, cooperativismo, Economia Solidária e trabalhadores de tecnologia da informação.

Amanda Coelho Martins Voltarel

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui mestrado em Sociologia pela mesma instituição e graduação em Ciências Sociais pela UFSCar. Tem experiência nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica.

Angelo Martins Junior

Graduado Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009), e Mestre em Sociologia pela UFSCar (2012), onde paticipa de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidades, o qual é vinculado ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades (LEST). Doutor em Sociologia (2016) pela Goldsmiths College, University of London, realizado com bolsa do Programa de Doutorado Pleno da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, é professor (Lecturer) no departamento de Sociologia da Goldsmiths College, University of London. Editor do material online das revistas Theory, Culture & Society e Body & Society; e editor regional da newsletter Global Dialogue – International Sociological Association (ISA). Atua principalmente nas seguintes áreas: Mobilidades, Migrações,Trabalho, Redes Sociais, Informalidades, Redes Étnicas de Trabalho, Identidades, Distinção e diferenciação Social, Reestruturação Produtiva.

Attila Magno e Silva Barbosa

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia, bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado no Dipartimento di Sociologia e Diritto dell’Economia dell’Università di Bologna- Itália. Tem experiência nas áreas de antropologia cultural, tendo realizado estudos sobre futebol e cultura brasileira, de sociologia política, com pesquisas sobre responsabilidade social das empresas e de sociologia do trabalho, com ênfase em estudos sobre terceirização, identidade social e subjetividade no mundo do trabalho. Professor Adjunto III do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. Os temas de interesse para pesquisa são flexibilização, desregulamentação e precarização das relações de trabalho, processos de subjetivação no mundo do trabalho, empreendedorismo e neoliberalismo.

Breilla Zanon

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atua nos seguintes temas: sociologia do trabalho (em especial sobre temas relacionados à reestruturação produtiva e às novas formas de trabalho como coworkings e startups), redes de sociabilidade no campo na cultura e do trabalho; políticas da subjetividade; biopolítica; representatividade e autonomia nas relações sociais.

Cleiton Ferreira Maciel Brito

Graduado em Ciências Sociais (2010) e Mestre em Sociologia (2013) pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM. Membro dos grupos de pesquisa “Trabalho e Sociedade na Amazônia” – UFAM, e “Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades” – UFSCar. Desenvolve pesquisas na área de Sociologia do Trabalho, com destaque aos temas: Globalização e Capitalismo na Amazônia; relações de trabalho; China e cultura do trabalho; Zona Franca de Manaus.

Daniela Ribeiro de Oliveira

Doutora e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos. Tutora em disciplinas de Sociologia da Educação no curso de graduação Pedagogia à distância e em curso de aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (GDE), oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância/UFSCar e Departamento de Sociologia da UFSCar. Consultora para o Instituto de Manejo Florestal e Agrícola (IMAFLORA) nos programas de Certificação Agrícola e Certificação Florestal, realizando análise de impactos sociais; avaliação de condições de trabalho; atendimento à legislação trabalhista e aos padrões de certificação FSC e RAS.

Felipe Rangel

Pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar (PNPD/CAPES). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, com período sanduíche no Goldsmiths College – University of London e no Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam). Pesquisa na área de Sociologia do Trabalho, com ênfase nos estudos sobre informalidades, empreendedorismo, cultura do trabalho e mercados populares

Fernanda Flávia Cockell

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2001), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2004), Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2008), tendo realizado Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da UFSCar com bolsa Fapesp (2009 a 2010 – 22 meses). Atualmente é Professora Adjunta 3 da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Saúde de Coletiva e Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados em saúde, trabalho, redes sociais, funcionalidade e promoção a saúde.

Fernando Ramalho Martins

Professor Assistente Doutor da UNESP – Araraquara. Doutor em Sociologia pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (2010), com estágio de doutorado-sanduíche na School of Social Sciences da Cardiff University, Reino Unido, no período de março a julho de 2009. Mestre em Administração pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2005) e graduado em Administração de Empresas pela USC – Universidade do Sagrado Coração (2002), é atualmente vinculado aos seguintes grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades, Grupo de Estudos ‘Trabalho e Mobilidades’ e Organizações, pessoas e ambiente.

Gekbede Dantas Targino

Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB, Campus João Pessoa-PB). Pesquisadora Pós-Doutoranda no Departamento de Sociologia (UFSCar). Doutora em Sociologia (UFPB). Mestre em Ciência Sociais (UFRN). Graduada em Ciências Sociais (UFPB). Coordena o Grupo de Pesquisa Realidade Brasileira e Educação Profissional (IFPB) e Membro da Coordenação de Direitos Humanos(Eixo: Trabalho Decente). Tem experiência nas áreas da Socioantropologia da Pesca; Sociedade e Meio ambiente, Sociologia do Turismo; Sociologia Aplicada à Administração; Sociologia da Educação. Tem experiência com os seguintes temas: o trabalho na pesca artesanal; tradição e cultura; Turismo e Cultura Popular; unidades de conservação e reservas extrativistas; memória e história oral, Educação e Trabalho. Atualmente pesquisa sobre a Terceirização na Administração Pública sob a supervisão do professor Dr. Jacob Carlos Lima. É participante no Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades – LEST-M/UFSCar.

Iara Maria de Araújo

É doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professora adjunta da Universidade Regional do Cariri. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa (BPI) pela funcap. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, sociologia da educação, sociologia econômica e do desenvolvimento, trabalho e gênero atuando principalmente nos seguintes temas:reestruturação produtiva,Industrialização regional, arranjos produtivos, redes sociais, qualificação profissional.violência de gênero, gênero e educação.

Marcos Lazaro Prado

Doutor em Sociologia pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP de Araraquara. Foi professor Substituto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É professor em Ensino Médio e em Nível Superior. É pesquisador do “Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidade Social” da UFSCar e do “Grupo Temático Trabalho e Trabalhadores”, UNESP – Araraquara.

Marconi Tabosa de Andrade

Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, catadores de recicláveis, meio ambiente, economia solidária, desenvolvimento e desigualdade.

Marcos Roberto Pina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, com ênfase na área de Sociologia do Trabalho, Trabalho Artístico-Musical e Produção Cultural. Integra desde 2012 o Laboratório de Estudos sobre o Trabalho, Profissões e Mobilidades (LEST)

Roseli Corteletti

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desemprego, informalidade, terceirização, precarização do trabalho, trabalho, gênero e cooperativismo. Atualmente é Profa efetiva na Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande-PB e vice-lider do TDEPP – Grupo de Pesquisa Trabalho, desenvolvimento e políticas públicas da UFCG.